segunda-feira, 13 de novembro de 2017

4 calibragens do Hubsan. Pra que servem?



4 calibragens do Hubsan. Pra que servem?

Imagem de referência com os procedimentos das 4 calibragens. Tenha essa imagem sempre a sua mão pra aqueles momentos que vc se esquecer dos procedimentos.

Rádio: A calibragem do rádio permite que o drone receba os sinais de referência máximo e minimo dos stick do controle evitando assim que o drone voe com os comandos descalibrados (levemente acelerado ou desacelerado ou com tendencias pros lados). Além de apurar a precisão do controle do drone. 



Bússola: A calibragem da bússola embora seja feita sempre que se liga o drone é também possível que seja acionada manualmente. Essa calibragem serve pra que a bussola calibre o posicionamento do norte magnético e deve ser feita em local livre de interferência, caixas de som, rede de alta tensão, etc. Se vc já estiver com o drone ligado e calibrado e julgar que está num local não muito confiável, basta mudar o local de vôo e acionar a calibragem de bússola manualmente sem precisar reiniciar o drone.
Dica: Sempre que terminar de fazer uma calibragem de bússola observe o valor de H (Head) na tela do seu radio, ele indica o norte, gire o seu drone até que o valor seja zero e observe se ele bate com o seu norte geográfico. Certa vez calibrei meu hubsan próximo de uma caixa de som e o valor de H (zero) nao batia com o meu norte geográfico. O risco de levantar võo com uma bussola mal calibrada é que fatalmente vc terá um flyaway pois o drone não saberá determinar o Home point real, pois a bussola pode ter sido calibrada sob efeito magnetico.

Horizontal: A calibragem horizontal ou de Giroscópio permite que o drone calibre o seu nivelamento horizontal e deve ser feita sempre que vc perceber que mesmo o drone estando em superfície plana os dados de R (Roll) e P (Pitch) na tela do seu rádio estão diferentes de zero. É importante sempre antes de decolar deixar o drone se possível em local o mais plano possível a fim de verificar os valores de P e R e vc pode fazer a calibragem horizontal sempre que julgar necessária. Outro fator que pode descalibrar o giroscópio são quedas e impactos. Se estiver voando com o Hubsan e sofrer uma queda fique atento ao valores de P e R, pois seu giroscópio pode ter se descalibrado. É comum apos acidentes o giroscópio perder o referencial de nivelamento.
Dica: preste atençao sempre que for decolar com o seu drone, se vc está decolando de superficie completamente plana e os valores de R e P na tela do radio estão com valores muito altos (diferente de zero) é pq tem alguma coisa errada. E se vc decolar com valores muito alterados assim existe grande chance de acidente pois o giroscopio não está nivelado com o horizonte.
Dica 2: a partir do novo firmware 1.1.41 foi implementada uma função que impede o Hubsan de armar os motores caso os valores de P e R sejam superiores a 20º.

Rotação: A calibragem de rotação ou inercial deve ser feita sempre que vc perceber que o seu drone está girando sozinho no próprio eixo, com tendências. Esta calibragem deve ser feita em superfície completamente lisa e plana. Outro fator que pode ser confundido com rotação involuntária do drone tem a ver com a trimagem do radio. Se mesmo depois que fizer a calibragem de rotação perceber que o seu drone ainda está girando involuntariamente, procure tb fazer a calibragem do radio ou verificar a trimagem do mesmo.

Dica 1: imprimam e plastifiquem essa imagem de referência rápida se quiserem.

Dica 2: As 4 calibragens devem ser feitas sempre que forem feitas atualizações de firmware.

Vídeo do DullDusk ensinando fazer as 4 calibragens:




3 comentários:

  1. Boa noite. Essas calibragens podem ser feitas também para o H109s x4 pro utilizando o controle adv?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom parabéns.
    Um detalhe,instalei no meu hubsan 501s o software do 501ss e não precisou mais fazer a calibragem, só se eu quiser fazer.

    ResponderExcluir
  3. olá toda vez que ligar o drone vai ter que fazer todas as calibrages essa é a minha duvida

    ResponderExcluir