sábado, 18 de novembro de 2017

Tudo que você queria saber sobre failsafe no Hubsan



O Failsafe é um modo de proteção que impede em algumas situações que você perca o seu drone ou evita acidentes mais sérios por perda de sinal ou quando o drone sofre interferências.

Algumas situações que o Hubsan ativa o Failsafe:

- Failsafe por perda de Sinal 2.4ghz
- Failsafe por interferência no sinal
- Failsafe por Baixa Voltagem da Bateria (drone e do rádio)
- Failsafe por acionamento da Chave RTH.

Pra entender todos os modos de failsafe do Hubsan precisamos imaginar algumas situações:


Situação 1 - Perda de sinal em MODO GPS: Você está voando com o seu Hubsan no Modo GPS e tem perda de sinal de rádio (2.4ghz) neste momento ele ativa o Failsafe por perda de sinal fica parado alguns segundos gira a frente do drone pro ponto onde decolou e começa a voltar até encontrar novamente o sinal do rádio. Ao re-econtrar sinal o drone assumirá a situação das chaves do rádio. Neste caso ele assume o modo GPS e fica parado esperando uma ação do piloto.

Situação 2 - Perda de sinal em MODO ALTITUDE HOLD: Você está voando com o seu Hubsan no Modo Altitude Hold (GPS desligado) e tem perda de sinal de rádio (2.4ghz) neste momento ele ativa o Failsafe por perda de sinal fica parado alguns segundos gira a frente do drone pro ponto onde decolou e começa a voltar até encontrar novamente o sinal do rádio. CUIDADO ESSE É O MODO MAIS FACIL DE PERDER O SEU HUBSAN. Ao re-encontrar sinal o drone imediatamente assume o estado em que as chaves do radio se encontram e como neste caso é o modo Altitude Hold o drone estará voando apenas mantendo altitude e não estará mantendo a posição. Esta é a forma mais comum de perder o seu drone. Muito cuidado ao voar em modo Altitude Hold principalmente em longas distâncias pois o drone ao perder e retomar sinal assume novamente esse modo e o piloto poderá não ter a mínima noção de onde o drone se encontra ou onde o mesmo foi parar.

Situação 3 - Desligar o rádio em modo GPS ou Altitude HOLD (RETORNA E POUSA NO PONTO DE DECOLAGEM): Você está voando com o seu Hubsan no Modo GPS ou Altitude Hold e desliga o rádio neste momento ele ativa o Failsafe por perda de sinal, fica parado por alguns segundos gira a frente do drone pro ponto onde decolou e começa a voltar na altitude estabelecida no firmware. (Se ele estiver numa altitude superior a estabelecida no firmware ele sempre voltará automaticamente na altura que se encontra, já se estiver numa altura inferior a do firmware ele irá subir até a altura estabelecida no firmware voltará e pousará). Nesta situação como o rádio encontra-se desligado o drone voltará pro ponto onde decolou já que é impossível pro drone identificar onde se encontra o rádio. Perceba que nessa situação o rádio não foi religado e portanto o drone completou o retorno e pousou independente das chaves.

Situação 4 - Desligar e religar o rádio em modo GPS: Você está voando com o seu Hubsan no Modo GPS e desliga o rádio neste momento ele ativa o Failsafe por perda de sinal fica parado por alguns segundos gira a frente do drone pro ponto onde decolou e começa a voltar na altitude estabelecida no firmware. (Se ele estiver numa altitude superior a estabelecida no firmware ele sempre voltará automaticamente na altura que se encontra, já se estiver numa altura inferior a do firmware ele irá subir até a altura estabelecida no firmware). Só que vamos imaginar que nesta situação vc religa o rádio no meio do caminho do retorno automático, neste caso ele perceberá que o sinal do radio foi restabelecido e pode acontecer duas coisas: 1- se o radio for religado com a Chave RTH/HOME desligada ele apenas ficará parado esperando reação do piloto (normal já que está com o GPS ligado). 2- se o rádio for religado com a chave RTH/HOME ligada ele continuará voltando e pousará próximo do rádio/piloto.

Situação 5 - Desligar e religar o rádio em Altitude HOLD: CUIDADO: Você está voando com o seu Hubsan no Modo Altitude Hold e desliga o rádio neste momento ele ativa o Failsafe por perda de sinal fica parado por alguns segundos gira a frente do drone pro ponto onde decolou e começa a voltar na altitude estabelecida no firmware. (Se ele estiver numa altitude superior a estabelecida no firmware ele sempre voltará automaticamente na altura que se encontra, já se estiver numa altura inferior a do firmware ele irá subir até a altura estabelecida no firmware). Só que vamos imaginar que nesta situação vc religa o rádio no meio do caminho do retorno automático, neste caso ele perceberá que o sinal do radio foi restabelecido e assume o estado em que as chaves do rádio se encontram que neste caso é Altitude Hold e isso pode ser perigoso pois o drone estará voando livremente somente mantendo a altitude e não estará mantendo a posição. Esse seria portanto o modo mais fácil de causar um acidente com o Hubsan pois até o piloto se dar conta do que está acontecendo o Hubsan já poderá estar voando pra muito longe.

Situação 6 - Ativando a Chave RTH (RETORNO PRO RÀDIO): Esse é o modo onde o piloto ativa o RTH por conta própria. Lembrando que o RTH/HOME só irá funcionar se a chave GPS estiver ligada. Portanto se vc estiver voando em modo Altitude Hold, precisará passar para o modo GPS pra depois ativar o RTH/HOME. Ao ativar esse modo o drone fica parado por alguns segundos gira a frente do drone pro ponto onde o RÁDIO se encontra começa a voltar na altitude estabelecida no firmware. (Se ele estiver numa altitude superior a estabelecida no firmware ele sempre voltará automaticamente na altura que se encontra, já se estiver numa altura inferior a do firmware ele irá subir até a altura estabelecida no firmware voltará e pousará próximo do rádio/piloto).

Situação 7 - Failsafe por baixa voltagem no Drone (Pouso AUTOMÁTICO): O Hubsan possui um modo de failsafe que automaticamente pousa o drone quando a bateria chegar num nível crítico. No firmware do Hubsan são estabelecidos 2 parâmetros de ALARME.

Parâmetros de alarme do Hubsan em destaque


1- EP_ALARMVOL: este parâmetro por padrão possui o valor 68 ou 6.8v e diz respeito ao alerta que o rádio emitirá quando a bateria atingir 6.8v. Neste caso o ícone da bateria na tela do rádio passará de verde pra vermelho quando a bateria do drone atingir 6.8v. O Drone ficará com as luzes traseiras na cor vermelha, indicando que está numa situação limite e que a qualquer momento poderá ativar o failsafe de baixa voltagem e pousar.

2- EP_LANDINGVOL: este parâmetro por padrão possui o valor 64 ou 6.4v e diz respeito ao auto pouso de emergência. Quando o Hubsan atingir a voltagem limite de 6.4v o Hubsan pousará automaticamente onde estiver afim de que possa preservar a bateria pois essa é a voltagem limite antes de estragar as celulas definitivamente.

Se o piloto estiver voando com o Hubsan e estiver próximo do limite de voltagem final. O drone além de ligar as luzes traseiras (vermelho) poderá a qualquer momento desativar o VTX (transmissor de video) deixando a tela do rádio preta, mas ainda permitirá que o piloto tenha alguns segundos de controle do drone (mesmo com a tela desligada) até que o drone assuma por definitivo e pouse (se ainda houver condições pra isso). Ou ele pode simplesmente despencar caso esteja numa altura que não seja mais suficiente o pouso.

Situação 8 - Failsafe por baixa voltagem no Rádio (Pouso AUTOMÁTCO): O Hubsan possui um failsafe de rádio que funciona mais ou menos como uma perda de sinal ou com o rádio sendo desligado. Neste caso imagina que o vc está voando com o seu Hubsan e o rádio começa a mostrar nivel baixo de bateria. Em uma situação extrema ele desligará a tela a fim de poupar consumo e ainda permitirá que o piloto tenha uns poucos segundos de pilotagem (mesmo com tela desligada). Até que ele desligue completamente. Se vc está pilotando o Hubsan e o Rádio desligou por falta de bateria o que vai acontecer é que o drone perceberá que houve falta de sinal e voltará e pousará onde decolou. Seguindo as regras de altitude descritas acima.

Situação 9 - Failsafe por perda de sinal de rádio e GPS ao mesmo tempo (Pouso AUTOMÁTCO): A partir do firmware FC 1.1.38 a Hubsan incorporou um novo método de Failsafe que raramente poderá ocorrer. Mas imagina que vc está pilotando o Hubsan e tem perda ao mesmo tempo de sinal de rádio e GPS por pelo menos 10 segundos. Neste caso ficaria fácil imaginar o desastre, o drone não teria nem como voltar pro ponto onde decolou nem pro radio. Pensando nisso a Hubsan colocou este último recurso de failsafe que força o drone a pousar onde estiver caso perca totalmente o referencial de GPS e de Rádio simultaneamente. Esta função foi implementada pois haviam relatos de FlyAways o drone simplesmente saía voando a esmo se perdesse todos os sinais. Como eu disse é uma situação extrema e que raramente deve ocorrer, mas é melhor que o drone pouse onde estiver do que sair voando sem referencial.

Dicas pra não perder o seu Hubsan.

O que precisa ficar claro é que o Hubsan tem uma forma bem peculiar de ativar o Failsafe. É preciso entender que se você está voando com o Hubsan é perde sinal a primeira reação dele é buscar o sinal de volta. Logo, quando você desliga o rádio ou perde sinal pro drone é a mesma coisa. Ele sempre tentará voltar pra buscar sinal. Reconhecendo que houve perda de sinal o próximo passo é ele tentar voltar até um ponto onde ele possa restabelecer sinal e assumir o estado em que as chaves do radio se encontram. Se nessa retomada de sinal for detectado pelo drone que a chave RTH foi ou está ativada ele automaticamente irá entender o estado da chave e ativará o failsafe e voltará até o rádio e pousará. Se for reconhecido que a chave GPS apenas está ligada ele ficará parado esperando uma reação do piloto já se for detectado que a chave Altitude Hold apenas está ligada ele assume o modo Altitude hold e voará apenas mantendo altitude e não estará mantendo a posição.

A dica que eu sempre dou é a seguinte: Voou pra longe e nao tem mais o Hubsan a vista? Logo em seguida perdeu sinal, telemetria e o FPV. Não sabe o que fazer?

Se estava em modo GPS, espera algum tempo pois o Hubsan automaticamente voltará pra um ponto onde ele tenha sinal de volta. Se vc tiver calma e souber o que está fazendo vc tem o controle do drone normalmente ou você simplesmente liga a chave RTH e espera ele voltar até vc. Em casos extremos que vc realmente não sabe o que fazer desliga o rádo e espera que ele volte e pouse onde decolou.

Já se vc estava voando em modo Altitude Hold e teve perda de sinal. É bom não abusar da sorte, desliga o rádio imediatamente e só volte a ligar quando o drone estiver dentro do seu alcance. E ao religar o radio já deixe em modo GPS, pra que o drone assim que restabelecer sinal já voltar mantendo a posição.



3 comentários:

  1. Olá Wesley bom dia!ótima postagem meus parabéns.
    São situações que todos os que possuem estas aeronaves,irão passar.Já lí no grupo de "pilotos" tendo problemas com suas aeronaves, que se tivesse lido este poster teria ajudado muito.

    ResponderExcluir
  2. Fala botelho, e se o drone apagar de vez em um campo o radio grava sua ultima localizar. Suponhamos que o radio e o drone esta no finalzinho da bat e os dois acaba a bat ao trocar a bat do radio ele mostra a ultima localizaçao?

    ResponderExcluir