terça-feira, 7 de novembro de 2017

Alarmes de voltagem do Hubsan


Alarmes de voltagem do Hubsan

Dois parâmetros pouco conhecidos do Hubsan

O Hubsan possui dois parâmetros no firmware poucos conhecidos e discutidos e que são importantes pra saber como ele faz uso da bateria e quais as consequências do uso desses valores:

Vejo muita gente perguntando qual a voltagem mínima que se deve voar com o HUbsan e tal, independente de saber isso é importante saber como o drone reage a esse valores de voltagem.

EP_AlarmVol: por padrão esse parâmetro vem com o valor "68" e quer dizer 6.8v, essa é a voltagem de alerta do rádio de que a bateria chegou a um ponto crítico. E que o valor verde na tela do rádio passa pra vermelho. Quer dizer tb que se vc definir esse valor como "70" o radio irá te alertar com 7v que a bateria chegou num ponto crítico. Neste ponto o drone já começa a ficar fraco e quer dizer tb que vc já deve procurar pousar o drone.

EP_LandingVol: por padrão esse parâmetro vem com o valor "64" e quer dizer 6.4v, essa é a voltagem que o Hubsan irá ativar o FLV (Fail safe de baixa voltagem). Sim, o drone irá pousar de qualquer maneira no local onde se encontra independente de qualquer coisa que vc faça. Do mesmo modo se vc por exemplo definir esse parâmetro por exemplo com o valor "65" ou "67" o drone ativará o pouso automatico quando atingir "6.5v" ou 6.7v" respectivamente. Essa seria a voltagem limite que os motores ainda estarão funcionando e que portanto antes de permitir que a bateria estrague permanentemente, o drone irá providenciar o pouso e desativar os motores e desligar o drone a fim de que, mesmo depois de pousado a bateria não consuma mais voltagem vindo a estragá-la.

Alguns fatores precisam ser levados em conta e verificados pois a tela do radio do Hubsan nem sempre mostra o valor real da voltagem. Se vc conferir a voltagem da bateria com um multímetro verá que tem mais voltagem do que o radio representa. Talvez pois questões de segurança o Hubsan sempre trabalha com a voltagem com sobra de segurança. É possível se verificar isso quando o radio faz alerta antes mesmo da bateria atingir os 6.8v do firmware. O que mostra que a voltagem real da bateria não é a mesma considerada pelo firmware/radio pois sempre tem uma margem de segurança pra cima de mais ou menos 0.2v.

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